Bibliografia sobre a música de/em Cabo Verde

Por GN em

Coletâneas

Alfama, J. Bernardo (1910). Canções Crioulas e Músicas Populares de Cabo Verde. Lisboa: Imprensa Comercial.

Cruz, Francisco Xavier da (1933). Uma Partícula da Lira Cabo-Verdiana. Praia: Tipografia Minerva de Cabo Verde.

Leitão, Benvindo (org.) (1982). Morna, cantiga que povo ta canta. Taunton: Atlantis Publishers.

Leukel, Markus. Toques das festas da bandeira de Nhô San Filipe. Inédito.

Mikinha (Amílcar Fernandes Spencer Lopes) (2019). “Ilha Formose” e outras mornas. Praia: Ponto & Virgula/Pedro Cardoso Livraria.  

Monteiro, Jorge F. (1987). Mornas e contra-tempos coladeiras de Cabo Verde. São Vicente: Gráfica do Mindelo.

Monteiro, Jorge F. (1987). Música Caboverdeana – Mornas de Jorge Fernandes Monteiro (Jotamont). São Vicente: Gráfica do Mindelo.

Monteiro, Jorge F. (1987). Música de Cabo Verde – Mornas de Francisco Xavier da Cruz (B.Léza). São Vicente: Gráfica do Mindelo.

Monteiro, Jorge F. (1987). Músicas de Cabo Verde – Mornas de Eugénio Tavares transcritas por Jótamont. São Vicente: Gráfica do Mindelo, 1987.

Monteiro, Jorge F. (1988). Mornas para piano. São Vicente: Gráfica do Mindelo.

Monteiro, Jorge F. [1991]. Música ao Alcance de Todos. Sem dados.

Monteiro, Jorge F. [1995]. Música Caboverdeana – Mornas para piano. São Vicente/Praia: IC/CCP.

Músicas Populares de Cabo Verde (1885). Lisboa: Sociedade de Geografia de Lisboa.

Peres, Rodrigo (1978). Lágrimas de Djabraba. Obras completas de Rodrigo Peres (org. Benvindo Leitão). Taunton: Editora Nova Atlântida. Reeditado em 2009 (orgs. Jovino Peres e Benvindo Leitão).

Silva, Tomé Varela da (1988 a). Ña Bibiña Kabral – Bida y Obra, col. Tradições Orais de Cabo Verde. Praia: ICL.

Silva, Tomé Varela da­­­­­­­­­­­­­­­­­ (1988 b). Finasons di Ña Nasia Gomi, col. Tradições Orais de Cabo Verde. Praia: ICL.

Silva, Tomé Varela da (1990 c).  Ña Gida Mendi – Simenti di Onti na con di mañan, col. Tradições Orais de Cabo Verde. Praia: ICL.

Sousa, José Galvão (2008). As minhas distrações em crioulo – mornas e poesias. Org. Benvindo Leitão. East Providence, RI: Edições Nova Atlântida.

Tavares, Eugénio (1932). Mornas, cantigas crioulas. Lisboa: J. Rodrigues e Cia. Editores.

Tavares, Eugénio (1996). Poesia contos teatro. Org. Félix Monteiro. Instituto Caboverdiano do Livro, Praia.

Tavares, Eugénio (1997). Pelos Jornais… Org. Félix Monteiro. Instituto Caboverdiano do Livro, Praia.

Tavares, Eugénio (1999). Viagens tormentas cartas e postais. Org. Félix Monteiro. Instituto da Promoção Cultural, Praia.

Trabalhos de âmbito académico

Brito, Geni Mendes de (2019). Morna: literatura e identidade em Cabo Verde (Tese de doutoramento). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

Cidra, Rui (2008). Produzindo a música de Cabo Verde na diáspora: redes transnacionais, world music e múltiplas formações crioulas. Em Pedro Góis (org.), Comunidade(s) cabo-verdiana(s): as múltiplas faces da imigração cabo- verdiana. Observatório da Imigração.

Cidra, Rui (2008). Cape Verdean Migration, Music Recordings and Performance. Em Luís Batalha and Jørgen Carling (orgs.) Transnational Archipelago. Perspectives on Cape Verdean Migration and Diaspora. Amsterdam: Amsterdam University Press.

Cidra, Rui (2011). Música, poder e diáspora: uma etnografia e história entre Santiago, Cabo Verde e Portugal (Tese de doutoramento). Universidade Nova de Lisboa, Lisboa.

Dias, Juliana Braz (2004). Mornas e Coladeiras de Cabo Verde: versões musicais de uma nação (Tese de doutoramento). Universidade de Brasília, Brasília.

Dias, Juliana Braz (2008). Images of Emigration in Cape Verdean Music. Em Luís Batalha and Jørgen Carling (orgs.) Transnational Archipelago. Perspectives on Cape Verdean Migration and Diaspora. Amsterdam: Amsterdam University Press.

Dias, Juliana Braz (2012). Registros fonográficos da música cabo-verdiana: mercadoria e patrimônio. Em Livio Sansone, org. Memórias da África: patrimônios, museus e políticas das identidades. Salvador: EDUFBA.

Furtado, Carmen Liliana T. Barros (2010). Música n(d)a Cidade: Espaço, Sociabilidades e trajectórias de músicos no meio urbano caboverdiano (Dissertação de mestrado). Universidade de Cabo Verde, Praia.

Furtado, Carmen Liliana T. Barros (2015). Música e Economias Criativas em Cabo Verde: A produção musical como produto, ou o produto da produção musical? Em Criar Futuros Africanos numa Era de Transformações Globais: Desafios e Perspetivas.Dacar.http://www.codesria.org/spip.php?article2343&lang=en.

Hoffman, JoAnne (2008). Diasporic Networks, Political Change, and the Growth of Cabo-Zouk Music. Em Jørgen Carling & Luís Batalha (orgs.), Transnational Archipelago. Perspectives on Cape Verdean Migration and Diaspora. Amsterdam University Press.

Hubbard, Edward Akintola (2011). Creolization and Contemporary Pop Iconicity in Cape Verde. Tese de doutoramento. Harvard University, Cambridge.

Hurley-Glowa, Susan (1997). Batuko and Funana: Musical Traditions of Santiago, Republic of Cape Verde (Tese de doutoramento). Brown University, Providence.

Hurley-Glowa, Susan (2001). Cape Verdean-American Communities in Southern New England in American Musical Traditions. Jeff Titon (org.). Schirmer/Macmillan Reference, Nova Iorque.

Hurley-Glowa, Susan (2006). Cape Verdean-American Communities in The Encyclopedia of American Folklife, Simon Bronner, editor. M.E. Sharpe Press, Armonk, Nova Iorque.

Hurley-Glowa, Susan (2006). Funana with a Drum Machine Beat?: Cape Verdean Identity in a Globalized World in International Journal of Africana Studies, the Official Journal of the National Council of Black Studies. Edição especial: “Globalization and the African World: Continuity and Change”. Volume 12, Number 1 Spring/Summer. Hurley-Glowa, Susan (2006). Cape Verdean-American Communities in The Encyclopedia of American Folklife, Simon Bronner, editor. M.E. Sharpe Press, Armonk, Nova Iorque.

Hurley-Glowa, Susan (2015). Cape Verdeans in the Atlantic: the formation of kriolu music and dance styles on ship and in port. Journal of International Library of African Music, 10(1), 7-29. https://doi.org/10.21504/amj.v10i1.1224.

Hurley-Glowa, Susan (2015). Walking Between the Lines: Cape Verdean Musical Communities in North America. In the world of music: Journal 2 of the Department of Musicology Georg August University Göttingen, Germany. Edição especial: “Performing the New Diasporas: Contemporary African Ritual Music in North America,” Austin Okigbo (ed.) vol. 4.Hurley-Glowa, Susan (2015). Cape Verdeans in the Atlantic: the formation of kriolu music and dance styles on ship and in port. Journal of International Library of African Music, 10(1), 7-29. https://doi.org/10.21504/amj.v10i1.1224.

Lima, António Germano (2002). Boavista, ilha da morna e do landu. Praia: Instituto Superior de Educação.

Lopes Filho, João (1976). “Berimbau e cimbó: dois instrumentos musicais em vias de desaparecimento no arquipélago de Cabo Verde”. In Cabo Verde: apontamentos etnográficos. Lisboa: e.a.

Lima, António Germano (2004). O lundu: do Brasil à ilha da Boavista, ou símbolo de um diálogo de culturas. Em José Machado Pais et al. (orgs.), Sonoridades luso-afro-brasileiras (pp. 271-286). Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.

Lopes, Alcides José Delgado (2015). Os Tamboreiros da Ilha das Montanhas: Música e sociabilidade no ‘Colá Son Jon’ de Porto Novo. Praia: Pedro Cardoso Livraria, 2017.

Lopes, Alcides José Delgado (2020). Sobre adriças e cabrestos: o kola san jon de Cova da Moura e as formas resilientes da tradição na diáspora africana em Lisboa-Portugal (Tese de doutoramento).Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

Miguel, Ana Flávia (2010). Kola San Jon, Música, Dança e Identidades Cabo-Verdianas (Dissertação de mestrado). Universidade de Aveiro, Aveiro. 

Monteiro, César Augusto (2011). Música migrante em Lisboa. Trajectos e Práticas de Músicos Cabo-verdianos. Lisboa: Mundos Sociais.

Nardacchione, Maria Pina (2007). Per una definizione dell’indentità capoverdiana. Le mornas di Eugénio Tavares. Monografia. Università delgi studi di Firenze, Florença.

Nogueira, Gláucia (2011). Batuku, património imaterial de Cabo Verde. Percurso histórico-musical (Dissertação de mestrado). Universidade de Cabo Verde, Praia.

Nogueira, Gláucia (2013). Tradição versus inovação na música em Cabo Verde: luta de gerações, espaços ou ideias? Revista Brasileira de Estudos da Canção, (3)  http://www.rbec.ect.ufrn.br/RBEC_N3_A5

Nogueira, Gláucia; Bango, Jo di (2014). Do ‘badju di gaita’ ao funaná-soukouss, da música rural ao pop: o percurso do funaná ao longo de um século. Revisa Brasileira de Estudos da Canção, (5), jan-jun. http://www.rbec.ect.ufrn.br/RBEC_N5_A7

Nogueira, Gláucia (2015). Batuku de Cabo Verde. Percurso histórico-musical. Lisboa, Praia: Pedro Cardoso Livraria.

Nogueira, Gláucia (2019). Exaltar a tradição e ser contemporâneo: a conversão do estigma em emblema no batuku de Cabo Verde. Música Popular em Revista, v. 6, 2019. https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/muspop/article/view/384

Nogueira, Gláucia (2020). Músicas e danças europeias do Século XIX em Cabo Verde: percurso de uma apropriação (Tese de doutoramento). Universidade de Coimbra, Coimbra.

Nogueira, Gláucia (2020). Os violinistas de Cabo Verde e seu papel na conversão de músicas europeias do século XIX em tradição local. Música Popular em Revista, v. 7, 2020. https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/14675

Nogueira, Gláucia (2020). Músicas europeias do século XIX em Cabo Verde: espaços da sua apropriação. Revista Cabo dos Trabalhos, v. 20, 2020. https://cabodostrabalhos.ces.uc.pt/n20/ensaios.php

Rehm, Barbara Ann Masters (1975). A Study of the Cape Verdean Morna in New Bedford, Massachusetts (Tese de doutoramento). Brown University, Providence.

Ribeiro, Jorge Castro (2012). Inquietação, memória e afirmação no batuque: música e dança cabo-verdiana em Portugal (Tese de doutoramento), Universidade de Aveiro, Aveiro.

Rodrigues Sobrinho, Genivaldo (2017). Eugénio Tavares. Retratos de Cabo Verde em Prosa e Poesia. Praia: Pedro Cardoso Livraria. 

Rodrigues, Gabriel Moacyr (2017). O papel da morna na afirmação da identidade nacional em Cabo Verde. Edição de autor, 2017.

Santos, Maria do Carmo F. Daun e Lorena (2018). Classe, memória e identidade em Cabo Verde: uma etnografia do carnaval de São Vicente (Tese de doutoramento). Universidade de Lisboa/Instituto de Ciências Sociais, Lisboa.

Semedo, Carla (2009). ‘Mara sulada e dã ku torno’: performance, gênero e corporeidades no Grupo de Batukadeiras de São Martinho Grande (Ilha de Santiago, Cabo Verde) (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 

Sieber, Thimothy (2005). Popular music and cultural identity in the cape Verdean post-colonial diaspora. Etnográfica, IX(I), 123-148. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=372339145006.

Silva, Francisco Bento da (2018). Gilberto freyre e o lusotropicalismo colonial: representações sobre o brasil na música e na cultura em cabo verde. Em Francisco Bento da Silva, Sérgio Roberto Gomes de Souza (org.s) Diálogos sobre história, cultura e linguagens. Rio Branco: Nepan.

Tavares, Elisa (2019). Autenticidade e identidade. Tradição e inovação no batuku crioulo de Cabo Verde. Basileia, Friburgo: Universität Basel, Uni Freiburg  https://freidok.uni-freiburg.de/data/151638

Trabalhos jornalísticos, estudos, divulgação cultural

Barboza, Ronald (1989). A salute to the Cape Verdean musicians and their music. New Bedford: Documentation and Computerization of the Cape Verdeans.

Bonnaffoux, Desiré (1978). Música Popular Antiga de Cabo Verde. Cópia datilografada. Lisboa: Sociedade de Geografia de Lisboa.  Edição em francês e português pela : Association Perles de Sel (2022).

Brito, Margarida (1998). Os instrumentos musicais em Cabo Verde. Praia, Mindelo: CCP.

Cardoso, Pedro (1983). Folclore Caboverdeano. Paris: Solidariedade Caboverdiana (primeira edição: Porto: Edições Maranus, 1933).

Gonçalves, Carlos (2006). Kab Verd Band. Praia: Instituto do Arquivo Histórico Nacional.

Gonçalves, Carlos (2019). Capítulos da Morna. Praia: Biblioteca Nacional de Cabo Verde.

Gonçalves, Carlos (s.d. [1995]). Biografia. Em J. Monteiro, Música Caboverdeana. Mornas para Piano. Mindelo: Instituto Camões, Centro Cultural Português.

Gonsalves, John (1989). Trends in the capeverdean music. Em Ronald Barboza, A salute to the Cape Verdean musicians and their music. New Bedford: Documentation and Computerization of the Cape Verdeans.

Loude, Jean-Yves (1999) Cabo Verde – Notas atlânticas. Lisboa: Europa-América.

Martins, Vasco (1989). A Música Tradicional Cabo-Verdiana – 1 (A Morna). Praia: Instituto Cabo-Verdiano do Livro e do Disco.

Masters, Barbara (1989). Brief History of Cape Verdean Music in New Bedford. Em Ronald Barboza, A salute to the Cape Verdean musicians and their music. New Bedford: Documentation and Computerization of the Cape Verdeans.

Monteiro, Vladimir (1998). Les Musiques du Cap-Vert. Paris: Chandeigne.

Nogueira, Gláucia (2007). Notícias que fazem a História. A Música de Cabo Verde pela Imprensa ao longo do Século XX. Praia: e.a.

Nogueira, Gláucia (2016). Cabo Verde & a Música. Dicionário de Personagens. Lisboa: Campo da Comunicação.

Rodrigues, Gabriel Moacyr & Lobo, Isabel (1996). A morna na literatura tradicional. Fonte para o estudo histórico-literário e a sua repercussão na sociedade. Praia: Instituto Cabo-Verdiano do Livro e do Disco.

Rodrigues, Gabriel Moacyr (1992). Mornas e coladeiras de Frank Cavaquinho. Mindelo: e.a.

Seck, Nago & Clerfeuille, Sylvie (1993). Les musiciens du beat africain. Paris: Bordas.

Semedo, José Maria & Turano, Maria R. (1997). Cabo Verde – O ciclo ritual das festividades da tabanca. Praia: Spleen Edições.

Semedo, José Maria & Turano, Maria R. (2007) Cabo Verde: o ritual das festas das bandeiras da ilha do Fogo. Praia: Instituto de Investigação e do Património Cultural.

Semedo, Manuel Brito (1999). A morna-balada. O legado de Renato Cardoso. Praia: IPC.

Silva, Alveno Figueiredo (2003). Aspectos político-sociais na música de Cabo Verde do século XX. Praia/S.Vicente: IC/CCP.

Silva, Alveno Figueiredo (2009). Quejas, Tchufe e Lobo. Reis crioulos do samba, fado e morna dos anos 30. Praia: IBNL.

Tavares, Manuel de Jesus (2006). Aspectos evolutivos da música cabo-verdiana. Praia: Instituto Camões, Centro Cultural Português.

Obras de interesse histórico

Casimiro, Augusto (1939). Ilhas crioulas. Lisboa: Editorial Cosmos.

Cruz, Eutrópio Lima da (1988). I Encontro de Música Nacional – Por uma música ao serviço da cultura e da unidade de Cabo Verde. Praia, 21 a 26 de março de 1988. Documento datilografado.

Leite, António José (1906). Álbum de São Vicente. Ou breve notícia sobre esta ilha com estampas e gravuras de vários edifícios e estabelecimentos da mesma, enriquecido com mappas do movimento das repartições públicas n’elle descriptas. Lisboa: Imprensa de Libânio da Silva.

Lopes Filho, João & Carvalho, Alberto (orgs.). (2011). Almanach Luso-Africano (Vols. 1-2). Coimbra, Lisboa: Almedina/Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa das Universidades de Lisboa.

Valdez, Francisco T. (1864). Africa Occidental – Notícias e Considerações. Lisboa: Imprensa Nacional.

Obras biográficas

Augusto, Nuno; Santos, David (2015) Tito Paris, Alma de Artista. Lisboa: edição de autor (fotobiografia e documentário em DVD).

Monteiro, César Augusto (2003). Manuel d’Novas. Música, vida, cabo-verdianidade. Praia: edição de autor.

Cachada, Firmino (2006). Cabo Verde, Terra di Meu. São Domingos: Fundação Ano Nobo.

Figueira, Tchalê; Martins, Vasco (2015). Cesária – A rota da Lua vagabunda. Coimbra: Associação da Orquestra Clássica do Centro.

Lima, Abel (2016)]. Escola da Vida. Memórias de um Cabrer. Sal-Rei, Boa Vista: e.a. (autobiográfico).

Mortaigne, Véronique. Cesária Évora, la voix du Cap Vert. Paris: Actes Sud, 1997.

Nogueira, Gláucia (2005). O Tempo de B.Léza. Documentos e Memórias. Praia: Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro.

Ochoa. Raquel (2008) Bana: Uma Vida a Cantar Cabo Verde. Lisboa: Editora Planeta Vivo.

Pinheiro, Vuca (2015) Retalhos de uma Vida. Brockton: Brazuca Publishing (autobiográfico, inclui compilação de textos).

Quejas, Fernando (1998). Andante cantabile – Uma vida de mornas. Lisboa: e/a. (autobiográfico).

Santos, David; Sousa, Vanessa (2014). Voz de Cabo Verde – A História de um Povo. Lisboa: Fresco Produções (fotobiografia).

Sieradzinka, Elzbieta (2021). Cesária Évora. Lisboa: Rosa de Porcelana.

Silva, João (Djunga de Biluca) (2009). De Ribeira Bote a Rotterdam. São Vicente: e.a. (autobiográfico).

error: Content is protected !!