Joe Livramento

Por GN em

Joseph Calasanes Livramento

New Bedford, Massachusetts, EUA, 1920 – EUA, 2003

Instrumentista (sopros), compositor  

Clarinetista, flautista, saxofonista, líder de bandas e compositor, Joe Livramento teve uma carreira de 66 anos como profissional da música, que começou ainda adolescente, aos 17, e foi até ao fim da sua vida – aos 83 anos, poucos meses antes de morrer, fez a sua última gravação. Viveu em Nova Iorque e, no fim da sua vida, em Rhode Island.

A sua primeira experiência foi com os veteranos do Cape Verdean Ultramarine Band Club, grupo que costumava animar as festas na comunidade cabo-verdiana na Nova Inglaterra, nos anos 1930. Mais tarde, estudou composição, teoria, orquestração e arranjos num conservatório, com um dos maiores professores da época, Jose d’Costa, segundo um texto publicado por Carlos Spínola no site www.bravanews.com (01.12.2009, já não disponível). Segundo este autor, enquanto estudava e atuava no Cape Verdean Ultramarine Band Club, Joe Livramento participava também na Don Verdi Orquestra (a palavra Verdi derivando de verdean, a revelar a origem dos músicos). Além destas no início da carreira, outras 18 bandas tiveram ao longo dos anos a sua colaboração, segundo o artigo de Spínola, sendo que em duas delas pelo menos o artista seria o líder: Joe Livramento Combo e Joe Livramento Latin Group.

Seja na área do jazz afro-latino, do R&B ou do nascente rock & roll, a partir da década de 1950 o Joe Livramento colabora em várias gravações, tocando diferentes instrumentos de sopro. Entre essas colaborações, aparecem a orquestra Machito, o saxofonista Cannonball Adderley e o cantor Little Willie John, entre outros. Segundo Ron Barboza informou a Cabo Verde & a Música – Museu Virtual, o músico também tocou na banda residente do célebre Apollo Theater, no Harlem, em Nova Iorque.

Entre as composições da sua autoria, a mais conhecida é provavelmente a morna “Amor de mãe”. Gravações suas encontram-se disponíveis em coletâneas ou recuperados pela via digital e comercializados online. No seu disco com Joli Gonsalves, encontra-se a gravação, na voz deste último, do célebre tema “Tunga”, gravado por Harry Belafonte, além de valsas, koladeras e mornas. Bright ‘n Mellow, por sua vez, revela o ecletismo de Livramento, que percorreu todas as tendências musicais do século e inclui no álbum mazurca, guajira e bossa nova, e por vezes transforma mornas em boleros.   

Discografia

(no contexto cabo-verdiano)

  • Joli Gonsalves & Joe Livramento, LP, editor?, EUA, 1969.
  • Um Tita Bai pa Nha Terra, single, [?], editor?, c. 1980. Conjunto de Joe Livramento; voz: Carlos Ferreira. 
  • Bright ‘n Mellow (Alegre e Suave), LP, FA Music, EUA, 1983.
  • Participação no álbum So Sabe, 1960, de Phill Barboza.
  • Participação no single Cabo Verde: Phill Barboza and his Latin American Music, [?].
  • Participação em So Sabi: Cape Verdean Music from New England, 1999.

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