NOS TEMPOS DA CASSETE
Capas testemunham uma época da música cabo-verdiana
Imagens do acervo de Marzio Marzot e de Cabo Verde & a Música Museu Virtual
Cerca de meio século antes de surgirem as plataformas digitais de música, nascia a cassete, que revolucionou o modo de audição de música, substituindo os rolos grandes dos gravadores de bobina. Em 1963, o protótipo foi apresentado pela Philips numa feira de eletrónicos em Berlim e seduziu pelo seu tamanho reduzido. De lá para cá bilhões de cassetes veicularam música em todo o mundo.
Um aspecto importante era a possibilidade de regravação, dando aos consumidores a opção de gravar por cima do que já não lhes interessava. Isso no uso doméstico. Quanto às editoras, ao mesmo tempo que lançavam um LP, comercializavam o álbum também no formato cassete, que se podia ouvir no carro e, mais tarde, nos chamados walkman, pequenos leitores portáteis que marcaram os anos 1980.
A música de Cabo Verde passa por aí também, por isso esta exposição apresenta um conjunto de capas de cassetes. Em produções mais modestas que procuravam contornar o custo de produção de um LP, determinados artistas lançaram seus trabalhos unicamente nesse formato. É interessante notar que mesmo já na era do CD, que inicia nos anos 1990, as cassetes continuaram no mercado. Hoje são procuradas por colecionadores.



































